sexta-feira, 30 de abril de 2010

Borboleta


É uma borboleta tropical com inúmeras variações e que apresenta cerca de 70 mm de envergadura. Voa durante o dia, alimenta-se de néctar e de pólen, sendo de aproximadamente 180 dias a vida média do indivíduo adulto.

Libélula


A libélula (também conhecida por libelinha, em Portugal) é um insecto alado pertencente à sub-ordem Anisoptera. Como características distintivas contam-se o corpo fusiforme, com o abdómen muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semi-transparentes. As libelinhas são predadoras e alimentam-se de outros insectos, nomeadamente mosquitos e moscas. Este grupo tem distribuição mundial e tem preferência por habitats nas imediações de corpos de água estagnada (poças ou lagos temporários), zonas pantanosas ou perto de ribeiros e riachos. As larvas de libelinha (chamadas ninfas) são aquáticas, carnívoras e extremamente agressivas, podendo alimentar-se não só de insectos mas também de girinos e peixes juvenis.

Guaxe

Guaxe (Cacicus haemorrhous) é uma espécie de ave da família Icteridae, também conhecida como Japira.
Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. Seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude, pântanos subtropicais ou tropicais.













cogumelos Stereum Hirsutum


Os cogumelos são fungos com uma estrutura simples, sem raízes, folhas ou flores. Por serem desprovidos de clorofila não têm capacidade de produzir substância orgânica, pelo que não subsistem autonomamente,nutrem-se a partir de outros seres vivos, organismos mortos ou matéria orgânica em decomposição.
Estes fungos desempenham um papel importante numa dieta variada, isoladamente ou como ingredientes para molhos e condimentos.
Por serem pobres em calorias mas ricos em proteínas, sais minerais e oligoelementos, são indicados em muitas dietas hipocalóricas, prescritas em situações de obesidade ou diabetes não-insulino-dependente. É ainda um alimento pobre em sódio, o que o torna adequado a dietas com restrição salina. Nomeadamente em dietas para hipertensos ou doentes hepáticos crónicos. No entanto, pelo facto de libertem escórias de ácido úrico, são contra-indicados para pessoas que sofrem de hiperuricémia, gota e cálculos urinários.

Gavião Carijó


O gavião-carijó (Rupornis magnirostris) é um gavião da família dos acipitrídeos, encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo do México à Argentina e em todo o Brasil.
A espécie possui cerca de 36 cm de comprimento, com plumagem variando de cinza a marrom e negro nas partes superiores, peito cinza, asas com base das primárias ferrugíneas, partes inferiores barradas de canela, cauda com quatro ou cinco faixas escuras, ceroma, íris e tarsos amarelos. Alimenta-se geralmente de insetos e aranhas, além de pequenos vertebrados. No Brasil é a espécie de gavião mais abundante.
O gavião-carijó vive em casais que constroem ninhos com cerca de meio metro de diâmetro no topo de árvores. A postura de em média 2 ovos é depositada sobre um revestimento de folhas secas e incubada pela fêmea. Durante este período de cerca de um mês, a fêmea é alimentada pelo macho.
Também é conhecido pelos nomes de anajé, gavião-indaié, gavião-pega-pinto, inajé, indaié e pega-pinto.

Ben te vi rajado


Conhecido como Pintado, Bem te vi do mato e Bem te vi preto. Possui tamanho avantajado, média de 21cm. Destaca-se pelo enorme bico e cabeça desproporcional ao corpo. Apresenta desenho estriado, uropígio e retrizes margeados de ferrugíneo. As listras superciliares brancas não se unem na nuca, como nas outras espécies de plumagem rajada.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ferro velho / femea



É conhecido também como Alcaide, Gaita, Gaturamo-rei (Minas Gerais), Serrador e Tieté.
Mede 11,5cm de comprimento e pesa cerca de 16,5g (macho).
O macho tem as partes superiores, garganta e peito azul-metálicos, contrastando com a barriga castanha e a fêmea é olivácea nas partes superiores e cinzenta nas inferiores, e com o boné (píleo) azul, que nos imaturos é verde.

Bromélia Quesnelia Testudo Variegata

Lavadeira Mascarada


vive sempre perto da água; pequenos lagos, açudes etc. O macho é um pouco diferente da fêmea. Eles só têm um parceiro (são monógamos).
comem insetos como cupins, pequenos besouros e formigas.O macho, na época da reprodução, levanta a cauda como se fosse um leque e mostra a parte de baixo das asas (que é preta) para a fêmea. Esta ave é capaz de encarar adversários maiores que ela, como o Bem-te-vi, para defender seu ninho.

Sanhaço de coqueiro


Costumam pousar nas partes mais altas da vegetação, muitas vezes são vistos contra o céu, em situações de iluminação onde os contrastes desaparecem. Nessas situações, quando o sanhaço do coqueiro voa mostra uma faixa clara (na verdade, amarelada) no meio das penas longas da asa, característica marcante dessa espécie.
A cor esverdeada dominante é suficiente para determiná-lo, quando as condições de luz o permitem. Notável também é sua vinculação com palmeiras. Caça insetos no meio das folhas, às vezes ficando de cabeça para baixo nessa busca. Também apanha insetos em vôo, especialmente cupins e formigas aladas, saindo de um poleiro exposto e, meio desajeitado quando comparado como os siriris e outros mestres desse tipo de captura, volta ao pouso original ou próximo.
Muito ativo, vive em casais e pequenos grupos, provavelmente familiares. Está sempre movimentando-se nas horas frescas do dia, lançando-se em vôos longos sobre os rios ou áreas abertas. Ocasionalmente, está na parte baixa da vegetação. Além de insetos, complementa a dieta com frutos, especialmente da embaúba.

Ferro Velho/ macho



É conhecido também como Alcaide, Gaita, Gaturamo-rei (Minas Gerais), Serrador e Tieté.
Mede 11,5cm de comprimento e pesa cerca de 16,5g (macho).
O macho tem as partes superiores, garganta e peito azul-metálicos, contrastando com a barriga castanha e a fêmea é olivácea nas partes superiores e cinzenta nas inferiores, e com o boné (píleo) azul, que nos imaturos é verde.O canto é um gorjear um tanto rouco e sua voz é um forte e metálico “schri-schri-schri”.

Sanhaço de Encontro


Popularmente conhecido também como senhaço-da-serra e sanhaço-rei, este pássaro é facilmente identificável por sua coloração azul-acinzentada, com o detalhe de possuir as coberteiras superiores das asas nas cores amarelas (daí o seu principal nome).
Um de seus maiores benefícios à natureza é fazer a dispersão das sementes ao se alimentar, contribuindo para um reflorestamento da mata ou mesmo de áreas verdes urbanas (já que aparece com freqüência nas cidades).
Durante o  inverno costuma se juntar a grandes bandos mistos para se proteger dos inimigos.

Tie Sangue









O tiê-sangue, também conhecido como sangue-de-boi (Ramphocelus bresilius), é uma ave sul-americana passeriforme da família dos traupídeos reconhecida pela beleza de sua plumagem vermelha.
A plumagem do macho é de um vermelho-vivo, que lhe deu origem ao nome. Parte das asas e da cauda são pretas. A espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo que a plumagem da fêmea é menos vistosa, de cor parda.
Gosta dos frutos da Embaúba  ou as árvores do gênero Cecropia são bastante comuns em áreas em recuperação, bem como em locais próximos a cursos ou reservas de água.

Garça


Trata-se de uma ave completamente branca, a não ser pelo bico, longo e amarelado, e as pernas e dedos,mede em média, 90 cm e a íris é amarela.
 Alimenta de presas aquáticas, depois de aproximar-se sorrateiramente com o corpo abaixado e o pescoço recolhido e bicar seu alimento, esticando seu longo pescoço.




Bastão do Imperador


Nome Científico: Etlingera elatior
Sinonímia: Alpinia elatior, Nicolaia elatior, Phaeomeria speciosa
Nome Popular: Bastão-do-imperador, gengibre-tocha, flor-da-redenção
Família: Zingiberaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Indonésia
Ciclo de Vida: Perene
O bastão-do-imperador é uma espécie de gengibre, com flores muito chamativas e vistosas. A folhagem é tipicamente tropical, com hastes longas e folhas largas e coriáceas. A inflorescência, que dá o nome a planta, caracteriza-se por apresentar brácteas róseas ou avermelhadas, com flores vermelhas e lábio amarelo, sustentadas por uma haste longa e robusta. Valoriza jardins tropicais e contemporâneos, plantado isoladamente ou em grupos. Floresce na primavera e verão.

Benedito da fronte vermelha


O Benedito-de-testa-vermelha é conhecido também como Pica-pau-de-barriga-vermelha e Ipecumirim.
Mede cerca de 20 cm de comprimento. Cabeça, pescoço, peito e manto negros. Macho com vértice vermelho. Apresenta uma faixa amarela que passa dos olhos para a nuca, podendo estar ausente numa variante ( Melanerpes “rubifrons” ). Uropígio extensamente branco, ventre vermelho, flancos barrados de preto e branco. Imaturo com região occipital vermelho, passando a negro posteriormente.


Voo do Gaturamo


O gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea) é uma ave passeriforme que habita partes da Argentina, Brasil e Venezuela. Também são conhecidas pelos nomes de bonito-lindo, gaturamo-imitador, gaturamo-itê, gaturamo-verdadeiro, guiratã-de-coqueiro, tem-tem-de-estrela e tem-tem-verdadeiro.
Os gaturamos-verdadeiros medem cerca de 11 cm de comprimento em adultos. A espécie apresenta dimorfismo sexual: os machos são coloridos de preto brilhante e amarelo, enquanto que as fêmeas e as aves imaturas têm cor olivácea.
São aves sociais, que se alimentam de frutos e consomem insectos apenas raramente. Habita zonas de floresta virgem, secundária e plantações de cacau e citrinos. Os ninhos são construídos em cavidades em troncos. Cada postura tem em média quatro ovos brancos, pintalgados de vermelho, e incubados apenas pela fêmea.
Gaturamo-verdadeiro também são encontrados em cidades arborizadas. Costumar se reproduzir fazendo ninhos em samambaias domésticas.


Tie Sangue e Sanhaço Azul

Pavó



O Pavó é um Passeriforme da família Cotingidae. Conhecido também como Pavão-do-mato.
           O macho mede cerca de 46 cm de comprimento e a fêmea 39 cm.
            Durante o período reprodutivo reúne-se em grupos de até 10 indivíduos, havendo exibição  do            papo    e vocalizações. Faz ninho em formato de uma pequena e frágil plataforma de gravetos. Põe 2 ovos amarelados com manchas marrom-avermelhadas, é uma espécie rara, habita o interior e as bordas de florestas altas, especialmente em regiões montanhosas.

Especie de orquidea

Camaleão


Os camaleões têm até 60 centímetros de comprimento, com uma língua muito grande para pegar suas presas, como mariposas, moscas e outros insetos,movimenta-se com lentidão para não ser notado antes do ataque. Ele se alimenta principalmente de insetos, entre os quais estão o gafanhoto, a joaninha, o besouro, e muitos outros.

perereca



Estes anfíbios alimentam-se principalmente de pequenos invertebrados, como insetos e aranhas. Possuem ventosas na ponta dos dedos, permitindo andarem em diversas superfícies, e vivem sempre em ambientes úmidos.

Saí Verde e Saíra 7 cores


saí-verde é uma ave passeriforme da família Thraupidae. É o maior dos “saís”. Também conhecida como saí-tucano (Rio de janeiro) e tem-tem.
Mede 13,5 cm de comprimento e pesa 18,5g (macho). O macho é verde-azulado com o alto e os lados da cabeça pretos e os olhos vermelhos e a fêmea é verde-opaca, com a garganta e o centro da barriga amarelados e os olhos escuros. Tem bico relativamente largo, de mandíbula amarelo-clara.



Teiú


São heliófilos, predadores oportunistas e generalistas, podendo consumir vegetais, artrópodes, outros vertebrados e carniça. Todas as espécies do gênero possuem parte da distribuição no território brasileiro.
O teiú também é conhecido por outros nomes como teiú-açu, tejo, tiju, tejuaçu, tejuguaçu, tiú e lagarto-papa-ovo.Pode chegar a medir 1metro e meio.

Saí Azul

 Também conhecido como saí-bico-fino e saí-bicudo.
Mede aproximadamente 13 cm de comprimento e pesa, em média, 16 gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual: o macho é azul e negro, com as pernas vermelho-claras, enquanto a fêmea é verde, com a cabeça azulada e pernas alaranjadas. Seu canto é um gorjear fraco.

Sabiá Laranjeira e Sanhaço Azul


O sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), também conhecido como sabiá amarelo ou de peito roxo, tornou-se em 2002 a ave-símbolo do Brasil por sua imensa popularidade no país, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor ou seja, primavera. Mede aproximadamente 25 centímetros, tendo plumagem vermelho-ferrugem no ventre, levemente alaranjado, sendo o restante do corpo de cor parda, com bico amarelo-escuro.
É ave de canto muito apreciado, que se assemelha ao som de uma flauta. Canta principalmente ao alvorecer e à tarde. O canto serve para demarcar território e, no caso dos machos, para atrair a fêmea.
Não há dimorfismo sexual, pois, ambos são iguais e a fêmea também canta, mas numa frequência bem menor que o macho.

A Mata Atlantica


A Mata Atlântica é um bioma presente na maior parte no território brasileiro, abrangendo ainda parte do território do Paraguai e da Argentina. As florestas atlânticas são ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Abriga árvores que atingem de 20 a 30 metros de altura. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas. Não deve ser confundida com a Floresta Amazônica, ou Selva Amazônica, que é um outro bioma presente na América do Sul.
Foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul, em especial no Brasil. Acompanhava toda a linha do litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte (regiões meridionais e nordeste). Nas regiões Sul e Sudeste a Mata Atlântica chegava até a Argentina e o Paraguai. Cobria importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro, e era contínua com a Floresta Amazônica. Em função do desmatamento, principalmente a partir do século XX, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínuos, a biodiversidade de seu ecossistema é uma dos maiores do planeta. Seu clima é subtropical e tropical.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Saira 7 cores


saíra-sete-cores é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecida como Saíra-de-bando.
Mede cerca de 13,5 cm de comprimento e pesa 18g. A fêmea é mais pálida.

Seguidores

Arquivo do blog