sexta-feira, 14 de maio de 2010

Caracol


caracol nativo da Floresta Atlântica chamado Drymaeus papyraceus (Mawe, 1823), representante da Família BULIMULIDAE.



Os caracóis nativos estão sendo dizimados (e isso é crime ambiental) devido à intensa campanha negativa que a midia desenvolve contra esse animal, que POTENCIALMENTE pode transmitir duas doenças, mas sem haver um caso sequer no Brasil transmitido por ele.




CLASSE: GASTROPODA :: TERRESTRE


FAMÍLIA: BULIMULIDAE


ESPÉCIE: Drymaeus papyraceus (Mawe, 1823)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Açaí


O açaizeiro é muito semelhante à palmeira juçara da Mata Atlântica, diferenciando-se porque cada planta de juçara tem somente um caule mas os açaís crescem em touceiras de 4 a 8 estipes (troncos de palmeira) cada um de 12 m de altura e 14 cm de diâmetro ponto-médio e podendo chegar até uns 20 metros.
A etimologia da palavra açaí encontra-se no vocábulo tupi ïwasa'i que significa "fruto que chora".
Muitos pássaros se alimentam do açaí, inclusive o Tucano.

Cacho de Marimbondo




As vespas são também conhecidas como marimbondos ou cabas são tidos como inimigos devido a suas ferroadas doloridas e combatidos com fogo e inseticidas, os marimbondos tambem têm o seu lado bom. São predadores de muitos insetos nocivos como cupins, aranhas, formigas, lagartas, gafanhotos e mosquitos, entre eles o Aedes egypti, transmissor da dengue, é bastante útil preservá-los., ao contrário das abelhas, não deixam o ferrão no local da picada.



Besouro


Os besouros, também chamados de escaravelhos, são insetos coleópteros, pertencentes à ordem Coleoptera. Estes animais são caracterizados principalmente pelo par de asas anterior endurecido, conhecidas como élitros. A ordem Coleoptera é a que tem maior número de espécies dentre todos os seres vivos — cerca de 350 mil — sendo portanto o grupo animal mais diverso que existe. Dentre os seus representantes mais conhecidos estão as joaninhas, os rola-bosta, os gorgulhos, os besouros serra-pau e os vaga-lumes.

Joaninha


As joaninhas são predadores no mundo dos insectos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta, pulgôes, piolhos da folha e outros tipos de insectos, a maioria deles nocivos para as plantas,são insetos coleópteros, pertencentes à ordem Coleoptera. Estes animais são caracterizados principalmente pelo par de asas anterior endurecido, conhecidas como élitros. A ordem Coleoptera é a que tem maior número de espécies dentre todos os seres vivos — cerca de 350 mil — sendo portanto o grupo animal mais diverso que existe. Dentre os seus representantes mais conhecidos estão as joaninhas, os rola-bosta, os gorgulhos, os besouros serra-pau e os vaga-lumes.

Bromélia da família Neoregélias


Bromélias possuem folhas que formam um reservatório de água, na forma de um copo. Nesses reservatórios aquáticos podem viver algas, protozoários, vermes, lesmas e até pererecas constituindo uma pequena comunidade.

Guapuruvú


Esta linda espécie brasileira pertence à Família das Leguminosas e pode atingir até 30 metros de altura. O guapuruvu perde totalmente suas folhas no inverno e cobre-se de flores amarelas na primavera. Só após a florada é que inicia a brotação de novas folhas. É indicada para plantios em áreas degradadas em razão do seu rápido crescimento.

Aranha de Teia


Segundo a lenda grega, a tecelã Aracne desafiou a deusa Atena e como castigo foi transformada em aranha.
As aranhas pertencem à classe Arachnida (aracnídeos), ao filo Arthropoda (artrópodes) (que inclui além dos aracnídeos, a classe dos insetos, dos crustáceos e outras) e subfilo Chelicerata (quelicerados).

Seguidores